





A Universidade de Brasília e a Finatec, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e a Universidade Federal Fluminense, apresentaram o Seminário Internacional Saúde Mental e Parentalidade.
O evento foi destinado a profissionais, pesquisadores e estudantes da saúde, educação, psicologia e psicanálise interessados no tema da parentalidade.
O Seminário foi fruto da pesquisa “Escola da família: promovendo saúde mental na parentalidade”, apoiado por emenda parlamentar da bancada do Distrito Federal em 2022. Nesse contexto, o Seminário Saúde Mental na Parentalidade marcou a finalização desse trabalho e pretende fomentar debates interdisciplinares sobre intervenção, políticas públicas em saúde e concepções teóricas da parentalidade e suas vulnerabilidades.
A complexidade das relações familiares exige constante atualização dos profissionais que atuam no campo da parentalidade, assim como a permanente aquisição de novas ferramentas e estratégias de intervenção na saúde pública, como condição para o enfrentamento dos desafios contemporâneos face à problemática da violência intrafamiliar, às questões raciais e aos diferentes arranjos na constituição familiar.
O período da infância é de suma importância na constituição da subjetividade. As crianças estão sujeitas às vicissitudes do ambiente que as rodeia. O cuidado dos adultos possibilita ao bebê viver e se desenvolver enquanto não possui ainda condições de fazê-lo por si próprio. Os adultos cuidadores são os responsáveis, num primeiro momento, pelo que ocorre no ambiente da criança. Portanto, cuidar das gestantes, dos familiares é também promover saúde mental.
O seminário contou com a participação de :
-
Augusto Brasil (Diretor Presidente da Finatec)
-
Maria Emília Walter (Decana de pesquisa e inovação)
-
Maria Inês Gandolfo Conceição (Diretora do Instituto de Psicologia - IP)
-
Katia Tarouquella Brasil (Coordenadora do Projeto Saúde Mental na Parentalidade)
-
Didier Drieu (Université de Rouen)
-
Viviane Legnani (UnB)
-
Alesandra Carvalho (UnB)
-
Sandra Cabral (UnB) - debatedora
-
Alessandra Arrais (ESCS)
-
Marta David Rocha de Moura (ESCS)
-
Katia Tarouquella Brasil (UnB)
-
Marcia Maesso (UnB) - debatedora
-
Marcele Zveiter (UFF)
-
Maria Helena Zamora (PUC-RIO)
-
Karla Carbonari (Ministério da Saúde)
-
Eliana Lazzarini (UnB) - debatedora
